quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Balanceamento de Reações: EXERCÍCIOS

http://cdcc.sc.usp.br/quimica/vamosexercitar/lacunbal.html

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Balanceamento de Reações

Agora que já aprendemos a escrever uma equação química, não podemos deixar de verificar sempre se o número de átomos de cada elemento é o mesmo em ambos os lados da equação, ou seja, se ela está balanceada. Para realizar o balanceamento, temos que colocar um número denominado coeficiente estequiométrico antes dos símbolos. Quando o coeficiente de uma equação for igual a 1, não é preciso escrever. Observe os exemplos:

H2O --> 2 Átomo de hidrogênio; 1 Átomo de oxigênio

Ora, se você tiver duas vezes H2O, terá então um total de 4 átomos de hidrogênio e 2 átomos de oxigênio. Certo?

2H2O --> 2x2= 4 átomos de hidrogênio; 2 átomos de hidrogênio

IMPORTANTE: Devemos lembrar que para ajustar uma equação química usamos unicamente os coeficientes. Em nenhum caso trocamos os subíndices das fórmulas. Se fizermos isso vamos alterar a identidade da substância. Vamos ver um exemplo?

H2+O2 --> H2O2

Embora a equação esteja balanceada, ela não representa a reação química da formação da água. Ao trocar o subíndice do oxigênio da água por dois, trocamos também o composto, obtendo assim a fórmula da água oxigenada.

LEMBRE-SE: Os coeficientes usados no balanceamento de uma equação química devem ser sempre os menores números inteiros possíveis, pois não dá para imaginar 1/2 molécula de oxigênio!