quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Propriedades das bases

Evolução histórica do conceito ácido-base
Desde a Antiguidade que são conhecidas as substâncias ácidas e básicas. As primeiras referências dizem respeito ao vinagre e à base hidróxido de sódio ou soda cáustica (“alcali”) obtida no século VII pelos Árabes.
O conceito de ácido e de base foi evoluindo ao longo do tempo, de acordo com os conhecimentos da época e também com a necessidade crescente de explicar fenómenos associados à acidez e à basicidade.
Algumas das personagens, que ao longo dos tempos mais se destacaram no estudo e avanço do conhecimento nesta área, bem como as suas ideias encontram-se referidas nos parágrafos seguintes:
Robert Boyle (Séc XVII), verificou que certas substâncias (corantes vegetais) mudavam de cor na presença de substâncias ácidas. Essas substâncias, cuja cor depende da presença de ácidos ou bases, designam-se por indicadores e permitem uma caracterização operacional de ácido e base.
Antoine Laurent Lavoisier (Sec XVIII), no seu esforço de caracterização e sistematização das substâncias supunha que todos os ácidos continham oxigénio.
Humphrey Davy (Séc XIX) descobriu uma substância, ácido clorídrico, que sendo ácido não continha oxigénio.
Svante August Arrhenius (Séc XIX) (teoria iónica), admitiu a existência de iões em soluções aquosas. Anteriormente a existência de iões em solução só era admitida durante uma electrólise, e devido à passagem de corrente eléctrica através da solução. Definiu, assim, os ácidos como sendo substâncias que, em solução aquosa, se dissociavam produzindo iões H + enquanto as bases se dissociavam produzindo iões OH-.
Brønsted & Lowry (Séc XIX) (teoria protónica), consideraram a reacção ácido-base como um processo de transferência de um protão de uma espécie química (ácido) para outra (base).
Gilbert Lewis (Séc XX) (teoria electrónica), estendeu a definição e ácido a espécies químicas aceitadoras de pares de electrões e definiu bases como espécies químicas doadoras de pares electrónicos.

Nenhum comentário: